Notícias

vacinação
11/09/2012

Começou no sábado, dia 17, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal – etapa urbana, em Uberlândia. A campanha vai até o dia 24, com horário te atendimento das 8h às 16h. Confira os locais de atendimento no site uberlândia.mg.gov.

Cães e gatos com mais de três meses de vida deverão ser vacinados (a Secretaria Municipal de Saúde estima que 55 mil animais sejam vacinados). Graças à vacina, Uberlândia não registra caso de raiva em animais nem em humanos há 26 anos. Na etapa rural mais de nove mil animais receberam a vacina no município.

Segundo a advogada e voluntária do gatil da APA Uberlândia (Associação de Proteção Animal), Carolina Bitante, manter o animal regularmente vacinado é de fundamental importância, dada a gravidade da raiva, que acomete o sistema nervoso e não tem cura em animais nem em humanos, além de outras doenças que podem ser prevenidas por vacinas adicionais. “No caso dos cachorros, há ainda a vacina décupla que protege contra outras 10 doenças e os gatos precisam tomar a vacina tripla ou quádrupla”, lembra.

Animais devem ser protegidos de outras doenças

Essas vacinas, ao contrário da antirrábica, não são distribuídas gratuitamente pelo governo. Proprietários de animais domésticos devem procurar clínicas veterinárias que aplicam essas vacinas. A voluntária Carolina conta que esse ano a APA ganhou vacina para os cães, mas com uma ação de venda de camisetas conseguiram até o momento o valor para apenas 32 doses de vacina para gatos, e a APA atualmente abrigada 72 felinos (lembrando que cada animal precisa de duas doses).

“Adquirimos nossas vacinas, que são aplicadas em mutirões de voluntários sob a orientação direta dos veterinários da APA, além de ração e medicamentos, por meio de campanhas de arrecadação de dinheiro, somente por depósito direto na nossa conta bancária ou por meio de nossas caixinhas espalhadas no comércio da cidade, ou então ganhamos as vacinas de laboratórios e distribuidores parceiros, que se sensibilizam com a causa, confiam na nossa gestão e nos ajudam. Já a vacina anti-rábica é fornecida e aplicada pelo CCZ na nossa sede.”, declara Carolina.

Para ajudar a APA informe-se pelo no site apauberlandia.org.br ou pelo facebook no endereço /apa.uberlandia.

Leia Também

veja +